Corria o século XV e certo dia, a Rainha D. Leonor muito aflita por uma ferida que não sarava, terá passado por aqui para confirmar as maravilhas das águas termais. Ficou curada, e no ano a seguir mandou erguer um hospital. Assim se apresenta, envolta em misticismo, a cidade de Caldas da Rainha.
Sendo uma estância termal de referência na Europa, esta cidade no centro de Portugal tem muito mais para oferecer!
Então, estás pronto para conhecer todos os segredos desta encantadora cidade?
Caldas da Rainha
Situada no distrito de Leiria e apenas a 8km da costa, Caldas da Rainha é um destino turístico de excelência, para quem procura ou cultura, ou património, ou natureza. Acima de tudo, para quem procura sossego!
Eleita como cidade criativa pela UNESCO em 2019, juntamente com Leiria, Caldas da Rainha apresenta-se como uma joia esquecida no centro de Portugal.
Termalismo
Assim, falar de Caldas da Rainha é falar de Termalismo. O seu Hospital Termal (que data de 1485 e é o mais antigo do mundo), juntamente com o Parque Termal, são o seu orgulhoso ex-libris.
Ainda mais, no Museu do Hospital podes encontrar o famoso compromisso de honra da Rainha D. Leonor, que visava o correcto funcionamento do Hospital, entre outras peças valiosíssimas do seu variado espólio.
Ao passo que as águas termais são indicadas para o tratamento de doenças do foro respiratório e músculo-esqueléticas, os visitantes vêm muitas das vezes apenas para relaxarem do stress do dia-a dia.
Portanto, se procuras um destino onde possas relaxar e, ao mesmo tempo, melhorar a tua saúde, as Termas do Vimeiro and Termas das Caldas da Rainha oferecem imensos programas para os mais variados gostos.
Museus
Tal qual o seu reconhecimento pelo termalismo, a cidade das Caldas da Rainha é também mundialmente reconhecida pelas suas variadas artes. Nomeadamente pintura, escultura, cerâmica, artes plásticas e design. Afinal, quem não conhece o pintor José Malhoa ou as cerâmicas de Bordallo Pinheiro?
Para além do já referido Museu do Hospital, existem muitas outras opções culturais para passar um excelente fim de semana nesta cidade.
Assim, se és apaixonado por arte, esta é sem dúvida uma escapadinha que vais querer fazer!
Dessa forma, existem vários museus espalhados pela cidade. Contudo, as nossas recomendações vão para:
- Museu José Malhoa, localizado no Parque D. Carlos I, não muito longe do Hospital Termal, guarda um acervo de pintura, escultura, medalhística e cerâmica do último quarto do século XIX e início do século XX
- Museu da Cerâmica, localizado a 5 minutos a pé do Museu José Malhoa, seguindo pela rua Bordallo Pinheiro, num palacete romântico guarda um espetacular espólio de cerâmica organizado por temas, desde o Século XV. Nas imediações deste museu, encontras o Centro de Artes onde estão incluídos o Museu Barata- Feyo, o museu Leopoldo de Almeida e o Atelier – Museu João Fragoso. Estes três museus são dedicados à escultura nos mais variados materiais.
- Loja de fábrica de Bordallo Pinheiro e a Casa-Museu São Rafael, localizadas na rua Bordalo Pinheiro é um local de visita obrigatória, onde vais poder observar as famosas e únicas peças deste autor em todo o seu esplendor. Definitivamente, a não perder!
Património
Todavia, andar pela cidade das Caldas da Rainha é encontrar arte a cada esquina. As fachadas das casas antigas e senhoriais transportam-nos para outros tempos.
Assim, é fácil de nos cruzarmos com igrejas seculares, como, por exemplo, a Igreja da Nossa Senhora do Pópulo, que apesar do seu diminuto tamanho, inclui vários estilos arquitetónicos na sua fachada. Ou a Capela do Espírito Santo.
No centro da cidade, encontra-se também, o Parque D. Carlos I. Um imenso parque com um jardim romântico, um lago artificial e avenidas arborizadas que parecem retiradas de um conto de fadas. Um sítio para dar um passeio no meio da natureza sem sair da cidade. Entretanto, não deixes escapar os belíssimos pavilhões que se erguem como que monstros assombrados, contrastando com o verde natural do Parque.
Logo depois, podes encontrar a Mata da Rainha D. Leonor. Mais um pulmão verde nesta cidade que se vem a revelar um refúgio encantador.
Ainda mais, a ponte que liga o Hospital Termal ao Parque D. Carlos I, tem uma característica bem peculiar. O seu tecto é todo feito vidro e ferro fundido! Por isso é chamado de Céu de Vidro. Actualmente, neste espaço decorrem exposições ou pequenas feiras.
Simultaneamente, espalhados pela cidade podes, ainda, encontrar vários chafarizes, sendo o mais icónico o chafariz das Cinco Bicas.
Porém, uma visita a uma cidade nunca está completa, sem a visita ao seu mercado local. Aqui com o nome de Praça da Fruta é um orgulho para todos os Caldenses, onde podes encontrar frutas e legumes acabadinhos de sair da horta, pão e queijos tradicionais. Em outras palavras, um verdadeiro festim para os sentidos!
Natureza e Praias perto das Caldas da Rainha
A praia mais próxima das Caldas da Rainha é a Praia da Foz do Arelho. Localizada na Vila de foz do Arelho a menos de 10 km das Caldas da Rainha é uma zona muito concorrida. Sobretudo para quem procura uma mistura entre mar e campo,
Um pouco mais longe, mas igualmente perto, pois na realidade encontra-se antes da Praia da Foz do Arelho, está a Lagoa de Óbidos. Um lugar de rara beleza, que alberga inúmeras espécies animais, nomeadamente aves.
Certamente irás ficar fascinado ao visitar Caldas da Rainha, e perguntar porque não se fala mais nesta cidade tão bonita e onde não faltam sítios para visitar e actividades para fazer.
Talvez quando a visitares, te tornes mais um fã dos Caldenses e da sua Cidade!
Are you ready to Break Free?
Se tiveres mais alguns dias para explorar esta zona, recomendamos uma visita à Capital do Surf – Peniche e também a Óbidos.