You are currently viewing Viajante responsável – 21 Comportamentos para viajar em tempos de Pandemia

Viajante responsável – 21 Comportamentos para viajar em tempos de Pandemia

Viajar em tempos de Pandemia…

Com as notícias sobre as vacinas contra a Covid-19, a esperança é que esta afirmação esteja cada vez mais perto de fazer parte do passado.

Portanto, em 2021 prevê-se que tudo comece a regressar à normalidade. Contudo, será sempre de uma forma gradual e cautelosa.

Assim, este ano, com o previsto levantamento das restrições, os viajantes vão ter um papel preponderante no controlo da pandemia.

Por isso, e para que possas começar a viajar com tranquilidade em 2021, elaboramos este artigo com 21 comportamentos que deves adoptar para viajares em tempos de Pandemia.

 

Viajar-pandemia

1 – Não viajes se estiveres doente, se pertenceres ao grupos de risco ou se morares com alguém dos grupos de risco, ou se estiveste com alguém com COVID-19 nos últimos 14 dias.

 

2 – Procura informação sobre o estado da pandemia no local de destino antes de viajares.

 

3 – Evita cumprimentar com contacto físico, incluindo apertar as mãos. A distância de segurança, de pelo menos 1 metro, deve ser respeitada sempre que possível.

 

4 – Caso viajes em carro particular considera que, fazer paragens ao longo do caminho para abastecer, comer ou ir ao WC pode colocar-te a ti e aos teus companheiros de viagem em risco. Evita situações desnecessárias na tua viagem.

viajar

 

5 – Verifica sites de referência em saúde pública internacionais, nacionais e municipais.

 

6 – Se vais viajar internacionalmente, consulta ou Ministério dos Negócios Estrangeiros ou o Portal das Comunidades, antes de viajar.

 

7 – Contrata um seguro de viagem (recomendamos Iati seguros ) com cancelamento, incluindo Covid-19.

 

8 – Prepara-te para ser flexível durante a viagem. Restrições e políticas de saúde podem mudar antes e durante a tua viagem.

planos

10 – Aquando da escolha do teu alojamento opta por hotéis que priorizem a segurança e bem-estar. Por exemplo, os que aderiram ao Selo Clean & Safe em Portugal e observa se o estabelecimento cumpre as medidas.

 

11 – Evita ajuntamentos nas recepções e espaços comuns. Assim, deves tentar manter sempre a distância mínima de 1 metro.

 

12 – Utiliza máscara em todos os locais públicos e/ou compartilhados.

 

13 – Cobre o nariz e a boca ou com um lenço ou com o braço, e não com as mãos, ao tossir ou espirrar.

coronavirus

14 – Lava as mãos com água e sabonete, ou utiliza álcool em gel 70%, ou outro produto frequentemente.

 

15 – Evita tocar com as mãos na cara. Principalmente se não tiveres como as desinfectar.

 

16 – Desinfecta os teus objectos frequentemente.

 

17 – Evita partilhar objectos pessoais.

viajar pandemia

18 – Se apresentares algum sintoma de Covid-19, evita contacto físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crónicos. Comunica imediatamente à direção do serviço onde estiveres alojado, de preferência sem saíres do teu quarto.

 

19 – Evita tocar com as tuas mãos em superfícies “high-touch”.

viajar pandemia

 

20 – Se não planeias preparar as tuas refeições, dá preferência a take-away, serviço de esplanada ou delivery.

 

21 – Os viajantes têm um papel fundamental no controlo da pandemia. Sê responsável e consciente. Protege-te a ti próprio, mas especialmente os habitantes dos locais que visitas!

 

Lê também o nosso artigo sobre Mudanças no comportamento de compra de viagens

 

Deixe uma resposta