Lapónia – O que não pode faltar para uma viagem inesquecível

Lapónia

A Lapónia é um destino que está no imaginário de muitas pessoas, principalmente a Lapónia Finlandesa, pela sua grande ligação à época mais bonita do ano – o Natal.

Assim já deves ter percebido que a Lapónia não é um país, nem tão pouco uma cidade. A Lapónia é uma enorme região que atravessa 4 países (Noruega, Suécia, Finlândia e ainda um pouco da Rússia.)

Por isso, a primeira coisa que deves ter em atenção é para qual das “Lapónias” queres viajar.

Se a tua intenção é, também, visitar a Aldeia do Pai Natal, então a Lapónia Finlandesa é para onde deves viajar.

Estás pronto para as melhores dicas, sobre a Lapónia Finlandesa?

Então, vamos lá.

Como chegar a Rovaniemi, a Capital da Lapónia Finlandesa?

Ora bem, para chegares até Rovaniemi, tens duas opções – Avião ou Comboio.

Se optares pelo avião, terás muito provavelmente que fazer uma escala em Helsínquia. Assim, se o teu orçamento permitir, não hesites em ficar uma noite na capital finlandesa e conhecer uma capital diferente de tudo o que já viste até hoje.

Se optares pelo comboio, podes aproveitar ainda umas horas em Helsínquia, pois este comboio sai ao fim do dia.

Na nossa opinião, ir no comboio noturno para Rovaniemi dá um magnífico início a toda a magia desta viagem.

Porém, o comboio possui camaratas caso queiras mais algum conforto nesta viagem de aproximadamente 12h, e podes ver os horários aqui.

Chegarás a Rovaniemi, pelas 11 da manhã, depois de uma noite diferente de todas as outras (e quem sabe com alguma sorte, já com o vislumbre de auroras boreais).

Rovaniemi - lapónia

 

A Santa Claus Village – Onde a magia começa

A Santa Claus Village, dista cerca de 8 km de Rovaniemi e é como o próprio nome indica, é uma vila temática ligada ao Natal.

Aqui podes encontrar inúmeras actividades, alguns alojamentos e muitos restaurantes. Andar pela vila de Natal não tem qualquer custo e é aqui que podes atravessar o Círculo Polar Ártico, bem assinalado no centro da vila.

Circulo Polar Ártico - Lapónia

O Pai Natal pode aparecer a qualquer momento, mesmo fora da época natalícia; por isso, está atento para veres o “bom velhinho”. É aquela visita obrigatória, quando se está na Lapónia.

A Santa Claus Village está ligada a Rovaniemi com autocarros frequentes que custam cerca de 3,60 Euros por viagem.

Outra opção será o Táxi, que no caso de uma família ou grupo, pode compensar.

Os alojamentos em Rovaniemi são geralmente mais económicos que na Santa Claus Village. Porém, se viajares em Novembro ou Dezembro, os valores são elevados em todo o lado e na Santa Claus Village, costumam esgotar em Janeiro.

Ainda na Santa Claus Village tens dois parques (pagos) que podem fazer sentido visitar, principalmente se fores com crianças. Falamos do Santa Park e do Snowman’s World

Contudo, desengane-se quem pensa que a Lapónia é só Natal.

 

Santa Claus Village- rovaniemi

 

O melhor acontece fora da Santa Claus Village, e há quem diga que até fora do Natal, pois as multidões deixam de existir, e aquele sossego de te encontrares numa das zonas menos habitadas do planeta volta a reinar.

Seguidamente, vamos apresentar-te as melhores actividades que podes fazer em Rovaniemi, para uma viagem verdadeiramente inesquecível.

 

lapónia

Actividades imprescindíveis na Lapónia

Há coisas que só se podem fazer num local. E a região da Lapónia é um belíssimo exemplo disso.

Assim, vamos deixar aqui um conjunto de actividades que tens (ou deves) mesmo fazer na Lapónia, pois são exclusivos desta região.

Nota: grande parte destas actividades existem apenas de Outubro a Março.

1- Visitar uma quinta de Huskies e andar de trenó

Os Sami, (ou também conhecidos como Lapões) são os habitantes originais de toda a região da Lapónia, e possuem costumes e tradições que valem a pena ser conhecidos e experienciados.

Assim a nossa primeira sugestão, vai para uma visita aos fiéis amigos do Sami – os Huskies.

Nesta actividade terás a oportunidade de visitar uma quinta onde os huskies são criados e ouvir os seus tratadores sobre a extrema importância que estes animais tiveram e têm na sua cultura.

Vais aprender mais sobre a resistência e inteligência extrema destes animais e no fim terás a oportunidade de experienciar como os Sami se deslocavam (e ainda deslocam) antes das snowmobile, num fantástico safari de 10km pelas florestas da Lapónia.

 

Trenó de Huskies- Lapónia

2 – Visitar uma quinta de Renas e andar de trenó

Mais um animal do ártico, icónico graças a serem elas que ajudam o Pai Natal a entregar as prendas na noite de Natal, pelo Mundo todo.

Dependendo do horário a que marcares a tua visita, poderás ter a oportunidade de alimentar algumas renas, ao mesmo tempo que ouves os tratadores a falar sobre este magnífico animal.

No final, tens a oportunidade de fazer um pequeno passeio num trenó puxado por renas, para poderes ter a sensação de como é ser o Pai Natal.

Porém, estas renas são para turistas e por isso não voam, podes ficar descansado.

Trenó de renas - Lapónia

3 – Ice Fishing

Sobreviver no ártico requer habilidades que para nós, são completamente desconhecidas e, ao mesmo tempo, extraordinárias.

Assim, outra actividade imprescindível é, pois, claro, o Ice fishing ou Pesca no Gelo.

Nesta actividade serás levado até um lago gelado, onde terás uma espécie de mini-formação, sobre como pescar no gelo.

No final, é hora de pegares na tua perfuradora manual, escavar o buraco e lançar a linha. Depois é só aguardar que o peixe morda enquanto te são servidos alguns snacks e bebidas quentes.

Se tiveres a sorte de pescar um peixe, podes decidir o que fazer com ele (devolver, ou cozinhar na fogueira).

Ice Fishing - Lapónia

4 – Snowshoeing

Se caminhar numa floresta já é algo encantador, imagina agora uma floresta coberta de neve, onde as árvores parecem cobertas de marshmallows.

Após uma formação sobre como usar as tuas “raquetes” e bastões e como caminhar sobre neve alta, aventura-te numa das muitas florestas idílicas da Lapónia.

Está atento às pegadas e observa a vida animal, pois é provável que encontres linces, lobos, alces entres muitos outros animais do ártico.

A meio caminho o teu Guia irá fazer uma paragem e acender uma fogueira para que te possas aquecer enquanto bebericas um chá quente e comes uns snacks feitos na fogueira.

Esta actividade não requer qualquer tipo de experiência e é adaptada a cada grupo.

SnowShoeing - Rovanimi

5 – Ice Breaker Cruise

Se estar no meio do mar ártico a flutuar num fato especial, ou andar sobre um mar gelado, fazem parte da tua bucket list, então esta actividade é mais uma daquelas que não podes perder na Lapónia.

Um cruzeiro de 3h, onde para além das experiências já referidas, terás a oportunidade de visitar de proa a popa um “quebra-gelo” e sentir a sua força enquanto este atravessa um mar congelado.

Ice Floating

6 – Visitar Parques Naturais

Visitar Parques Naturais pode não parecer uma actividade exclusiva da Lapónia. Na verdade, não é.

A exclusividade da Lapónia surge, na beleza da neve sobre as árvores que provocam o tal efeito marshamallow, ou em cascatas congeladas, que se tiveres a perícia, poderás escalá-las.

Assim, as nossas recomendações vão para o extremamente arrebatador Riisitunturi National Park, onde a acumulação de neve nas árvores pode chegar a pesar 4 toneladas, provocando efeitos para lá do belíssimo.

E também para o Karouoma Canyon, onde poderás observar uma das mais belas cascatas de gelo da região (existe a possibilidade de fazer escalada em cascatas geladas)

 

7 – Parque de Vida Selvagem de Ranua

Se está é a tua única viagem ao ártico, então não percas a oportunidade de visitar o Ranua Wildlife Park e conhecer de perto alguns dos animais do ártico.

Este parque não é um zoo e por isso farás uma pequena caminhada em passadiços à procura dos animais.

Podes observar ursos polares, alces, raposas do ártico, lontras, renas, corujas entre outros.

Ranua Wildlife Park - Lapónia

8- Visitar um hotel de gelo

Os bares de gelo já começam a ser comuns um pouco por todo o mundo.

No entanto, hotéis de gelo, são exclusivos desta região. E ainda bem que é possível visitá-los sem ficar hospedados lá.

A poucos km’s de Rovaniemi, existe um hotel de gelo que podes visitar e se quiseres, jantar lá, ou apenas beber um copo no bar de gelo.

Hotel de Gelo - Rovaiemi

Outras actividades que podes fazer na Lapónia Finlandesa

No entanto, existem outras actividades que apesar de não serem exclusivas desta região, fazem todo o sentido serem realizadas. Eis algumas delas.

1 – Tours de Auroras Boreais

As auroras boreais são das primeiras coisas que nos vem à mente quando temos a audácia de visitar um país nórdico no inverno.

Por isso, a Lapónia é um dos melhores sítios para as veres, pois, ao contrário de, por exemplo, a Islândia, a Lapónia já se encontra acima do Circulo Polar Ártico.

Existem inúmeras Tours de Auroras Boreais, porém se estás na Lapónia, junta duas actividades numa e faz-te à Caçada das Auroras a bordo de um trenó puxado por renas, por huskies, de snowmobile e até em snowshoeing ou ski.

Independentemente da tour que escolheres, tem sempre em mente que as Auroras são um fenómeno natural que dependem de muitos factores para a sua observação. Porém, uma coisa é certa, se quiseres ter a hipótese de as observar, tens de fazer a viagem entre Outubro e Março.

Huskies Aurora Boreal

 

2 – Snowmobile

Para os que procuram um pouco mais de adrenalina, andar numa mota de neve, num cenário idílico pintado de branco, pode ser outra actividade super interessante e divertida. Existem tours desde “batismo” até tours de várias horas.

Para poderes conduzir uma Snowmobile, tens de ter carta de condução válida, e muito provavelmente deixar uma caução em dinheiro na agência.

Snowmobile - lapónia

3 – Ski Safari

Apesar de uma actividade bastante banal em destinos de neve, o ski não poderia estar de fora, numa visita à Lapónia.

Porém numa modalidade diferente, pois em vez de descer as tradicionais pistas de ski, irás fazer um safari pelas intermináveis paisagens mágicas da Lapónia.

Assim se és um aficcionado desta modalidade, fica a saber que também tens esta opção na Lapónia.

Ski Safari - lapónia

 

Agora que já sabes todas as actividades que podes fazer na Lapónia Finlandesa, estás mais que pronto para transformar o teu sonho em realidade.

Precisas de ajuda? Então envia-nos um email, com as tuas ideias e orçamento. Temos uma parceria incrivel em Rovaniemi que está à espera de realizar os teus sonhos.

Are you ready to BREAK FREE?

 

Fala connosco

Translate
small laranja bloco (1)

Vamos falar de uma parceria