Peniche – O que visitar na capital do Surf

Praia das berlengas - Peniche

Peniche, considerada a cidade continental mais ocidental do Continente Europeu, ganhou fama devido às suas fabulosas ondas.

Contudo, esta cidade, que é também uma península, é de visita obrigatória para quem está no centro de Portugal, pois tem muito mais para oferecer que apenas praia e surf.

Assim, neste roteiro vamos levar-te a alguns sítios de rara beleza, que podes encontrar em Peniche e nas suas proximidades.

Porém, podes fazer esta viagem de três dias connosco em Julho e assim usufruir da companhia de um grupo de viajantes e do nosso Líder de Viagem.

Estás pronto para explorar Peniche e as suas proximidades?

Peniche

Embora em Peniche, a tentação seja dirigirmo-nos imediatamente às suas fabulosas praias, recomendamos que suprimas essa tentação e dediques o primeiro dia a explorar a cidade em si.

Assim recomendamos que inicies por um dos cartões-postais de Peniche – A Fortaleza de Peniche, que hoje alberga também o Museu Nacional da Resistência e Liberdade. Não só um marco importante na defesa marítima de Lisboa no passado, mas também porque este forte serviu de prisão nos tempos da ditadura. Podes descobrir isto e  muito mais visitando o seu interior. Atenta também na Prainha de São Pedro, logo ao lado da Fortaleza. Esta prainha tem a característica de ter um túnel que liga ao mar aberto, por onde se diz serem trazidos os prisioneiros, durante a noite.

Se quiseres ter uma melhor vista de toda a fortaleza, podes subir ao Miradouro do Forte de Peniche, seguindo pelo Alto da Vela.

Fortaleza antiga com ponte pedonal sobre o mar - Penicher

Fortaleza de Peniche

Caminhada pela Costa

Uma das nossas opções de  caminhada para explorar Peniche segue junto à costa em direcção ao Farol do Cabo Carvoeiro e terminando na Praia do Portinho da Areia Norte. Uma caminhada de mais ou menos 7 km leva-te a dar a volta à Península pela costa, observando as escarpas encantadas desta região.

Contudo, pelo caminho haverá paragens em miradouros, praias e grutas.

Então, saindo da Fortaleza de Peniche a próxima paragem é a Praia do Portinho da Areia Sul. Uma pequena praia protegida por um quebra-mar. Nessa praia vais encontrar um estradão à tua direita, que te leva pela costa até à estrada marginal sul.

Nesta estrada deves ter algum cuidado, pois não existem passeios.

Vais encontrar vários estradões que te levam até junto da costa. Sempre que possível segue por esses estradões, pois todos vão ter novamente à estrada marginal sul. Para além de melhores vistas, vais com mais segurança.

Passado 1.5 km chegamos à Varanda de Dominique. Terás que sair do estradão e andar um pouco até encontrares umas quase impercetíveis escadas, para chegares à Varanda.

escadas numa falésia - Peniche

Varanda de Dominique

 

Uns metros mais à frente, encontrarás a Gruta da Furninha, testemunho da presença mais ocidental do mundo do Homem de Neandertal.

Continuando a caminhada a próxima paragem é o Miradouro do Cabo Carvoeiro, que faz lembrar uma Nau Quinhentista, e logo ao lado o seu Farol. Estás agora no ponto mais ocidental da Europa Continental e vir aqui para ver o pôr-do-sol é obrigatório!

Quando estiveres pronto para deixar estas magnificas vistas, recomendamos que sigas para norte, pela estrada marginal norte até chegares ao Miradouro  Cruz dos Remédios e uns metros mais à frente o Miradouro de Revelim dos Remédios. Entretanto, não te esqueças de descer até à Varanda de Pilatos – um sítio muito peculiar.

Estás sensivelmente a meio da tua caminhada!

Gruta nas rochas- peniche

Varanda de Pilatos

 

Continuando o caminho, chegarás à localidade de Remédios, onde podes também visitar o Miradouro de Remédios. Daqui até à Praia de Portinho de Areia Norte são mais 2 km.

Aqui podes optar por ir até essa praia, ou à praia do Baleal Sul, ou ainda fazeres mais uma pequena caminhada até Papôa– uma pequena península com umas vistas brutais sobre a costa e de onde poderás ver também uma parte da Praia de Baleal Sul.

Centro de Peniche

Contudo, a alma de Peniche, como em qualquer outra cidade, encontra-se nas suas gentes e nos seus “bairros”. Assim, dar um passeio pelo centro é garantir que vamos ter uma experiência genuína, convivendo com as gentes locais.

O que não deves perder, enquanto deambulas pelas ruas e ruelas de Peniche? Segue as nossas sugestões, partindo igualmente da Forteleza de Peniche.

Também podes fazer este passeio iniciando na Praia do Portinho da Areia Norte, onde termina a caminhada pela costa, e onde encontras o Parque do Baluarte a poucos metros.

Igreja Matriz de S. Pedro

Como em tantas outras localidades pesqueiras, o culto principal deve-se a S. Pedro – padroeiro dos pescadores. Dessa forma e com um altar belíssimo em talha dourada, vale com certeza uma visita.

Museu da Renda de Bilros

Além disso, mesmo por trás da Igreja de S. Pedro, encontras o Museu da Renda Bilros.

Arte secular, muito comum nas comunidades pesqueiras, não é exclusiva de Peniche, pois Nazaré e Vila do Conde também tem esta tradição.

É fantástico de ver as senhoras a trabalhar com os bilros, com uma habilidade e naturalidade que parece que já nasceram com aquele dom.

No passado era visto como um rendimento extra pelas esposas dos pescadores, hoje em dia é uma arte que pouca gente domina.

Assim recomendamos, vivamente uma visita a este museu para ficares a conhecer peças extraordinárias!

Senhora a trabalhar os bilros

Senhora a trabalhar os bilros

Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Peniche

Com o seu tecto completamente pintado e um altar magnifico também em talha dourada, não deixes de fazer uma visita. Logo, mais à frente não deixes de fazer uma visita ao Monumento da Rendilheira.

Parque do Baluarte

Nesse meio tempo, chegarás a uma das áreas de lazer preferidas dos Penichenses. Falamos do Parque de Baluarte, com os seus tradicionais bancos de jardim, um parque infantil e um parque de merendas.

Não deixes ainda de provar os pratos típicos de Peniche como, por exemplo, Caldeirada à Peniche ou a Lagosta Suada. Não experimentar pratos de peixe nesta zona, é simplesmente crime.

Se és um pouco guloso, aproveita as várias pastelarias espalhadas pela cidade e pergunta pelo Penichense ou pela Renda Doce. São doces tradicionais da cidade e deliciosos.

Actividades para fazer em Peniche

Sendo uma cidade costeira, com alto reconhecimento em desportos aquáticos, é fácil de encontrar actividades aquáticas pela cidade. Na verdade muitos alojamentos locais proporcionam essas actividades ou tem parceiras com empresas locais. Assim de entre outros podes contar com surf, kayak,bodyboard, windsurf e kite surf.

Arquipélago das Berlengas

Quem visita Peniche raramente perde a oportunidade de visitar as ilhas Berlengas.

As Berlengas são um lugar único em Portugal, situadas a 15 Km da costa oeste de Peniche e compostas por três ilhéus – Berlenga Grande, as Estelas e os Farilhões-Forcados.

A beleza deste pequeno arquipélago é magnífica, sendo um lugar de visita obrigatória para amantes de natureza.

Apesar de o grande atractivo ser a sua pequena praia, a Berlenga Grande, conta com 2 Km de trilhos para conhecer de perto a beleza paisagística desta Reserva Natural.

O tempo que podes passar na ilha é limitado, bem como o número de pessoas. Assim, é recomendável que reserves a tua visita com antecedência  num dos muitos operadores locais certificados.

Praia das berlengas - Peniche

Praia das Berlengas

Ainda com alguns dias para visitar algo mais,  perto de Peniche?

Bacalhoa Budha Eden Garden

Se assim for, recomendamos uma visita ao Bacalhoa Budha Eden Garden, no Bombarral. Localizado apenas a 25 minutos de carro, este jardim de 35 hectares vai-te levar ao sudoeste Asiático num ápice. Entre budhas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, temos a certeza que vais adorar visitar este local.

Lourinhã

Também a 25 minutos de carro, mas na direção Sul, outra opção é visitar a Lourinhã, principalmente se houverem crianças na viagem. Pois a Lourinhã é a capital dos Dinossauros. E qual a criança (ou adulto) que não tem um fascínio por Dinossauros?

Aqui podes visitar o DinoParque e sentires-te como se estivesses no filme Jurassic Park.

No centro da Vila, a 6km do DinoParque, podes ainda visitar o Museu da Lourinhã que contem ainda mais vestígios destes monstruosos seres que habitaram a Terra há 65 milhoes de anos.

Óbidos

Outro ex-libris da região centro e que se encontra igualmente a 25 minutos de carro é Óbidos. Uma vila medieval, com um imponente castelo e ruas estreitas. Completamente funcional e habitada, conseguiu manter a sua traça original, levando a que se intitula-se a vila medieval mais romântica de Portugal.  As suas casas pintadas de branco com faixas de cores vivas, fazem-nos lembrar o Alentejo. Contudo, estamos no bem no centro de Portugal. A beleza daquele lugar, aliada aos doces e à deliciosa ginja, bem como às suas gentes, fazem de Óbidos uma visita obrigatória em qualquer roteiro pelo centro de Portugal.

Caldas da Rainha

Uma das mais importantes cidades da região centro, é um refúgio terapêutico e artístico para quem a visita. Com as suas “marotas” mas conhecidas loiças, ou não fosse aqui a terra de Bordalo Pinheiro, aliadas às suas “milagrosas” águas termais, Caldas da Rainha é uma cidade que merece, sem dúvida, uma visita de pelo menos um dia.

Assim já sabes se quiseres visitar a zona de Peniche, tens aqui aquilo que consideramos ser uma boa experiência para 2 ou 3 dias.

Se preferires, podes vir connosco em Julho conhecer esta região!

Are you ready to Break Free?

Translate
small laranja bloco (1)

Vamos falar de uma parceria