You are currently viewing Poupar para Viajar – 4 Estratégias que te permitem poupar sem grande esforço

Poupar para Viajar – 4 Estratégias que te permitem poupar sem grande esforço

Quando se fala em poupar, muita gente acha que só consegue poupar quem tem muito dinheiro e anda bastante folgado financeiramente.

Viajar já foi, de facto, uma coisa de ricos. Hoje em dia com o aparecimento das lowcost e alojamentos locais, viajar tornou-se uma coisa banal.

Muita gente diz que não viaja porque não tem dinheiro, e na maior parte das vezes essas pessoas estão cercadas de boas casas, carros de luxo e telemóveis topo de gama. Verdade? Pelo menos para mim, é, e já tive esta conversa várias vezes com quem pensa que sou rica porque viajo muito.

Grande parte das pessoas quer de facto viajar mais. Mas tem muitas outras prioridades antes (casa, carro, seguros, família, trabalho, etc) e não estão dispostas (ainda) a fazer pequenas cedências nessas prioridades que permitem poupar. Atenção que não estou contra as prioridades acima descritas. Aliás, são as prioridades básicas que todos temos, mas há estratégias para conseguirmos tirar ainda mais proveito do nosso orçamento.

Este artigo é indicado para ti, que tens um orçamento mensal e queres aprender essas estratégias e começar a viajar mais.

 

 

Poupar para Viajar

Antes de mais quero referir que este artigo não é de dicas para poupar, mas sim estratégias. Não vou aqui falar daquilo que deves eliminar da tua vida e que à partida é não essencial, como anda mais a pé, come mais vezes em casa, deixa de fumar, vende o que já não queres, etc., pois essas dicas já são do conhecimento comum. Vou sim, tentar fazer-te entender como gerir o teu dinheiro para que possas poupar e assim viajar mais. 

Primeiramente deves criar um plano de poupança. Analisa o teu orçamento mensal e avalia quais são as despesas obrigatórias e opcionais, para começares a ter uma ideia de onde podes começar a poupar. Ou seja, estabelece prioridades!

Dito isto, quais são então algumas estratégias que te permitiram poupar?

 

1 – Cria um cash-flow

Um cash-flow é nada mais nada menos que as entradas e saídas de dinheiro. Quantas vezes já ouviste pessoas a dizer“ eu não percebo como gasto tanto dinheiro?”

Não saberes onde gastas o teu dinheiro é meio caminho andado para nunca conseguires poupar. Eu, por exemplo, evito ao máximo usar cartões, pois não “vejo o dinheiro a sair” e perco facilmente o controlo. Faço levantamentos semanais de dinheiro e assim já tenho uma ideia do que gasto por semana.

Se não queres criar um cash-flow em papel para apontares todas as tuas despesas, tens imensas apps que o fazem como, por exemplo, o Cash Flow Manager.

 

2 – Regra do 50-15-35

Esta regra  é excelente. O que ela diz?

50% do teu orçamento deve ir para os teus gastos essenciais. Ou seja, prestações de casa e carro, seguros, alimentação, saúde, educação e tudo o resto que seja considerado necessidades básicas.

15% do teu orçamento deve ir para prioridades financeiras. Ou seja, pagamentos de dívidas caso existam ou então fazer aplicações financeiras (PPR, Investimentos em ouro, acções, certificados de aforro, etc). Ou simplesmente guardar esse dinheiro como Fundo de Emergência.

35% do restante orçamento para despesas pessoais. Aqui podes incluir tudo o que seja, cinemas, jantar fora, ginásio, tabaco, álcool, etc.

Ora nestes 35% por cento podes ainda subdividir para criar o teu fundo de viagem, uma vez que viajar é uma prioridade para ti. Assim, podes retirar uma percentagem desses 35% e guardar como “Fundo de Viagem”. Se retirares, por exemplo, 10% para o fundo de viagem, ficas  com 25% para os teus gastos pessoais. Podes abrir uma conta para o teu Fundo de Viagem e pedir ao teu banco que retire 10% do teu salário automaticamente, todos os meses para essa conta.

poupar estrategia

 

 

3 – Arranja uma segunda fonte de rendimento.

O ano de 2020 ensinou-nos a importância de ter um plano B. Assim, nunca é tarde para criares o teu. Ter uma segunda fonte de rendimento (mesmo que seja pequena) é sempre bom. Tens jeito para fotografia? Faz upload das tuas fotos em bancos de imagens e podes ganhar dinheiro com isso. Gostas de tricotar? Cria uma pagina no Facebook para vender as tuas peças. Gostas de cosméticos? Porque não ser revendedor Avon ou empresa do género?

 

4 – Cria um mealheiro

As famosas latinhas ou quadros com temas de viagem ajudam a juntar algum dinheiro. Mas as vezes não resultam por inúmeras razões. Assim, tenho um novo desafio para ti, que me foi apresentado no ano passado pelo Gonçalo Cruz. A maneira mais fácil de juntar 671 euros num ano! Quão fácil? 1 cêntimo por dia a mais que o dia anterior durante um ano.

Imprime este esquema e cola no teu frigorífico. No primeiro dia do desafio colocas 1 cêntimo, no segundo dia 2 cêntimos e por aí adiante até ao último dia do ano, onde irás colocar 3 euros e 65 cêntimos.

 

Estás pronto para poupar e viajar cada vez mais?

Vê também o nosso artigo Como Poupar em Viagem

Deixe uma resposta