Turismo responsável – 18 Atitudes que farão de ti um viajante mais responsável

Viagens Sustentaveis - Islandia

O turismo responsável, assim como o turismo sustentável é algo que tem vindo a ganhar mais “tempo de antena” entre os viajantes.

E ainda bem! Uma mudança de hábitos ou atitudes é mais necessária que nunca e o turismo não pode ficar de fora, uma vez que tem uma enorme pegada ecológica.

É necessário começar a quebrar barreiras e consciencializar as pessoas que, de facto,  o modo como temos vivido até hoje não é sustentável para nós!

Ou seja, o problema das alterações climáticas não é, ao contrário do que muitos pensam, um problema para o Planeta, mas sim para NÓS.

Conforme disse o lendário David Attenborough no seu último documentário – Uma vida na Terra, “… a natureza sempre se adaptará, e sempre sobreviverá! Olhem aqui para Chernobyl, onde estou. Há mais vida selvagem que nunca, mais árvores que nunca…”

Devemos continuar a fazer aquilo que gostamos. Contudo, uma pequena mudança de hábitos é necessária. E essa pequena mudança (ou mudanças) em 7 biliões de pessoas torna-se enorme!

Então, estás pronto para adoptar novos hábitos e tornares-te num Viajante Responsável?

Viagens Sustentaveis - Islandia

 

Turismo Responsável

Existem inúmeras formas de tornares a tua viagem sustentável e, em simultâneo, mais “responsável” sem grande esforço.

Aliás, na maior parte das vezes tudo o que requer é apenas algum planeamento e recolha de informações.

Com estas pequenas mudanças, estás a garantir que futuras gerações possam usufruir dos destinos que tu tanto gostas.

 

1 – Escolhe um operador que privilegie as viagens sustentáveis e responsabilidade ética e social.

Ou seja, da próxima vez que pensares em marcar uma viagem, dá preferência a agências que ajudam comunidades, animais e o planeta. Empresas que ajudam a reduzir a tua pegada ecológica, que disponibilizam alojamentos em comunidades locais, ou que são patrocinadores de um programa de espécies ameaçadas são uma ótima escolha.

2 – Reserva alojamentos ecológicos e ajuda as economias locais

Assim, ao reservar o teu alojamento tem em conta, por exemplo, se eles utilizam energia solar para gerar a energia. Ou se não usam plásticos descartáveis como copos e talheres de plástico, ou se tem a política de não trocar as toalhas diariamente.

3 – Reduz a tua pegada ecológica

Do mesmo modo que o tópico anterior, aquilo que levas na mala e como te deslocas criam grande parte da tua pegada ecológica – Escolhe bem!

Bagagem de mão

4 – Vai onde queres realmente ir

Em outras palavras, por cada local imensamente turístico, há centenas de outros à espera de serem descobertos. Não te limites a ir onde toda a gente vai e a fazer o que toda a gente faz. Procura sítios diferentes e verás como realmente te sentirás bem – vindo.

5 – Repensa os teus produtos de higiene

Shampoo e amaciador em barra e sabonete em vez de gel de banho estão na moda e ainda bem. Nesse sentido, estes 3 produtos são responsáveis por toneladas infindáveis de lixo e uma das mudanças mais simples de se fazer.

Se quiseres ir mais além podes adoptar as escovas de dentes de bambu, os copos menstruais e até pastas de dentes artesanais.

6 – Elimina o plástico descartável

Hoje em dia utilizar plástico de utilização única é simplesmente comodismo. As opções que existem são imensas e para quase todos os problemas.

Assim, e para enumerar apenas algumas ferramentas existem as garrafas reutilizáveis, pastilhas ou filtros desinfetantes para água potável, sacos de pano, talheres desdobráveis, palinhas de papel ou alumínio e os bee wraps que te permitem embrulhar as tuas sandes sem o papel celofane, entre muitas outras.

Leva contigo itens reutilizáveis e utiliza-os em todas as tuas aventuras.

Bee Wraps - Turismo sustentável

7 – Escolhe companhias aéreas com “Carbon offset”

Cada vez mais, as companhias aéreas querem contribuir para um turismo responsável e mais sustentável.

Muita têm aderido ao “carbon offset program“. Aliás a TAP foi a primeira companhia a aderir a este tipo de programa.

Sempre que possível evita escalas nos teus voos.

8 – Pratica o Slow Travel

Fica mais tempo num sítio, envolve-te na cultura e conhece gente nova.

Não sejas apenas mais um visitante. Descobre mais sobre o fenómeno Slow Travel.

9 – Sê bondoso e gentil

Não tem custos económicos e pode significar muito para aqueles que te proporcionam uma viagem de sonho, bem como para aqueles que vais encontrando no caminho.

10 – Cuidado com o que comes

Experimentar a gastronomia local é um dos grandes prazeres de viajar. Contudo, deves sempre tentar perceber o que estás realmente a comer e se por trás disso não estás, inconscientemente, a “patrocinar” crueldade animal.

Assim, tenta escolher opções vegetarianas sempre que possível.

11 – Respeita os locais que visitas bem como as pessoas

Pensa nas pessoas e nos locais quando tiras uma fotografia. Gostarias de ser fotografado na janela de tua casa por 1 milhão de pessoas por dia?

Respeita as pessoas e as suas crenças, bem como os locais (especialmente os de culto). Lembra-te que és apenas um convidado.

turismo respeitavel

12 – Surpreende os locais

Aprende algumas palavras tais como “Olá, Obrigada, Por favor e Adeus”. Os locais irão ficar felizes em saber que alguém tomou o seu tempo para pelo menos aprender a cumprimenta-los no seu idioma.

Regras de boa educação também é algo que deves ter em conta, principalmente se viajas para locais com uma cultura ou religião completamente diferente da tua.

13 – Compra nos sítios certos

Compra no comércio local sempre que te for possível. Para além de conseguires melhores preços, vais também contribuir para que as pessoas locais ganhem um salário mais justo.

Nem todos podem trabalhar em grandes companhias.

14 – “Arruma antes de saíres”

É básico, mas muita gente continua a deixar um rasto de lixo por onde passa.

Leva contigo todo o lixo que fizeres e se possível avisa outros viajantes para fazerem o mesmo.

15 – Pensa bem antes de postares nas redes sociais

O “geotagging” criou locais que, neste momento, estão a abarrotar com hordas de turistas. Muitos já tem de fechar a turistas durante grande parte do ano, para se poderem regenerar. Usa os teus posts para inspirar, alarmar e educar.

turismo responsavel

16 – Cuida da flora e fauna local

Evita sair dos trilhos marcados, quando fizeres uma caminhada na montanha. Eles estão lá não só para não te perderes, mas também para proteger espécies indígenas.

Porém, caso tenhas um encontro com um animal, fica em silêncio e afasta-te. Nunca dês comida aos animais selvagens. Para além de se poder tornar potencialmente perigoso, estás a fazer “mais mal” que bem ao animal, que vai deixar de comer a sua dieta.

17 – Voluntaria-te

Uma das formas de praticar um turismo responsável e, ao mesmo tempo, sustentável é sem dúvida o turismo de voluntariado.

Contudo, se tiveres oportunidade de fazer voluntariado durante as tuas viagens, tem atenção as entidades que vais escolher. Faz uma boa pesquisa acerca das suas causas e certifica-te que não são apenas “fachada” ou para “lavagem de dinheiro”.

18 – Não “patrocines abusos”

Se vires crianças a pedir na rua, evita dar dinheiro. Essas crianças estão a ser impedidas pelos pais de ir para a escola, pois sabem que as pessoas têm mais pena de crianças.

Assim, evita a todo custo companhias que explorem pessoas, animais e crianças. Turismo sexual ou Turismo de drogas devem ser evitados a todo o custo.

Abuso animal - turismo responsavel

 

Pouco a pouco podemos mudar a consciência de muitos.

Adopta algumas destas atitudes e partilha com os teus amigos viajantes,

Afinal, praticar um turismo responsável e mais sustentável está ao alcance de todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Translate
small laranja bloco (1)

Vamos falar de uma parceria