You are currently viewing 16 Mitos sobre viagens que toda a gente já ouviu falar

16 Mitos sobre viagens que toda a gente já ouviu falar

Viajar parece ter-se tornado uma “necessidade“.

De facto, há cada vez mais estudos que afirmam que conhecer novos locais ajuda não só na aculturação da sociedade, mas também a libertar o stress e desenvolver as chamadas soft skills.

Hoje em dia, o conhecimento sobre viagens aumentou significativamente relativamente, por exemplo, à época dos nossos pais.

A maior parte das pessoas já andou pelo menos uma vez de avião ou já visitou outro País.

Contudo, e com toda a informação que dispomos hoje em dia, há mitos que teimam em não desaparecer.

Vamos então desvendar esses mitos?

Facto ou falso - Mitos de viagem

1 – Viajar é muito caro, isso é só para gente rica!

Esta é sempre aquela afirmação que quem viaja com frequência já está cansado de ouvir. Como tudo há viagens caras e viagens baratas. Viajar não é andar de avião. Pode ser de carro ou de comboio também. Outro ponto é que geralmente quem viaja com frequência tem o viajar como prioridade, e por isso abdica de outras coisas como, por exemplo, telemóveis topo de gama, sair a noite todas as semanas, comprar roupa com frequência, etc.

E ainda há quem tenha um fundo de viagem, como, por exemplo uma conta onde todos os meses é retirada uma % do salário e colocada lá.

Para saberes mais sobre métodos de poupar para viajar espreita o nosso artigo Poupar Para Viajar

Para te dar um exemplo de como viajar pode ser barato, em 2019 fiz uma tour de dez dias por Marrocos com transporte, imensas visitas, alojamentos, jantares, almoços, guias, etc por 500 e poucos euros.

As oportunidades existem, tens é de procurar e planear!

 

2 – Viajar é perigoso!

O mundo é grande e obviamente que nem todos os lugares do mundo são mais seguros que o teu País. Contudo, viajar é tão perigoso como viveres o teu dia a dia. Se evitares situações de risco em viagem como evitas no teu dia -a -dia, com certeza irá correr tudo bem. Muita gente deixa também de viajar por falta de companhia e, porque viajar sozinho é ainda mais perigoso que acompanhado. Aqui penso que muita gente confunde perigo com o medo do desconhecido.

Para saberes mais sobre como é viajar sozinho clica aqui

 

3 – Tenho medo de andar de avião!

Ok! É uma razão totalmente válida. Mas não precisas de andar de avião para viajar. Faz uma roadtrip ou um interraill na Europa, ou até mesmo um cruzeiro. A Europa é imensa e tem viagens de comboio e cruzeiros de sonho. Aliás, já deves ter ouvido na viagem de comboio mais longa do mundo que liga Portugal ao Vietname, certo? Claro que aqui entra a questão do tempo disponível de férias, por isso podes fazer como vários amigos meus que tomam um calmante antes de entrar no avião e vão a dormir todo o voo. 😉

 

4 – Andar de carro é aborrecido e não é viajar!

O importante não é o destino, mas sim a viagem. Repara na viagem, por exemplo, de Guimarães ao Algarve. Se a fizermos directa, óbvio que é aborrecido. Agora transforma essa viagem numa roadtrip onde vais parando e dormindo ao longo do caminho? Não achas que fica muito mais interessante? Portanto, é uma questão de planeamento, vontade e claro de gosto pessoal. Há quem prefira passar férias num resort sem nunca sair de lá e quem prefira conhecer 2 ou 3 cidades no mesmo espaço de tempo. Um fim de semana a 50 km pode se tornar numa viagem inesquecível!

carrinha em frente ao mar - viajar

 

 5 – É difícil e perigoso viajar de forma independente!

Isto poderia ser válido no tempo dos nossos pais, do mesmo modo que nessa altura andar de avião era realmente para quem era rico.

Mas, numa Era onde o Mundo é designado de “Aldeia Global” e toda a informação está à distância de dois ou três cliques, marcar viagens de forma independente nunca foi tão fácil. Óbvio que viajar de forma independente é mais trabalhoso e “complicado” que ligar para agência e dizer “é este pacote de férias que quero”. Viajar independentemente exige planeamento.

Queres saber todas as dicas para planeares a tua viagem de uma forma segura e económica? Espreita este nosso artigo

 

6 – Viajar Sozinho é aborrecido, com o companheiro/a é complicado e em grupo nem pensar!

Não há uma forma ideal de viajar para todos. Cada um saberá como se sente melhor a viajar. Eu, por exemplo, gosto de viajar sozinha mas também em grupo de viagens organizadas.

Todas as formas de viajar tem vantagens e desvantagens.

Se fores sozinho a viagem é totalmente feita à tua medida, mas estás sozinho.

Se fores com um companheiro a viagem já tem de agradar aos dois e correm o risco de se aborrecer, pois, só estão vocês os dois. Contudo, já terás alguém para conversar e partilhar despesas.

Se fores em grupo as despesas podem diminuir drasticamente, mas traçar um plano que agrade a todos pode ser difícil.

Assim, o ideal é experimentar as três e ver como te sentes melhor. 😉

 

 7 – Só consigo viajar quando tudo está muito caro

A maior parte das pessoas tem férias no mês de Agosto. Para evitar os preços exorbitantes dessa época deves procurar destinos menos conhecidos. Se tens  férias fixas podes planear as férias de um ano para o outro e aproveitar as promoções como a Black Friday. Planeia escapadinhas ao longo do ano aproveitando os feriados e fins de semana.

 

8 – Tenho pouco tempo de férias para viajar

Escolhe destinos mais perto. Por exemplo, se o teu objectivo for apenas fazer praia, precisas mesmo de andar 10 horas de avião? Queres aproveitar um fim de semana prolongado? A maior parte das cidades europeias são perfeitas para 3 ou 4 dias. Queres aproveitar ainda mais? Descobre Portugal 😉

Mais uma vez, planeia as tuas férias e fins de semana logo no início do ano.

 

9 – Não consigo planear viagens

Podes sempre optar por ir a uma agência de viagens. Ou então se fores com alguém deixar essa pessoa planear tudo. Se fores sozinho, vai à descoberta. Uma vez no destino tudo se desenrolará naturalmente😉

planear viagens no computador

 

10 – Tenho filhos e agora não posso viajar

A chegada de um filho às nossas vidas, muda completamente as nossas rotinas. Por isso quando se viaja irá ser igual.

Não é impossível e também há crianças mais fáceis que outras. Mas a verdade é que há imensa gente que viaja com os seus filhos e ainda bem.

Caso seja possível, e a viagem não seja a mais indicada para crianças podes sempre deixa-los com os avós ou outro familiar. Mas pelo que já ouvi dizer, é pior a emenda que o soneto. Os pais começam a sentir uma saudade enorme dos filhos e quase não conseguem usufruir da viagem na sua plenitude. Não tendo eu filhos, convido-vos a ler este artigo escrito pela Joana (mãe de gémeos com 3 aninhos), que continua a viajar e que vos vai dar algumas dicas.

 

11 – Não é preciso de seguro de viagem!

Mais um mito que por terra. Seguro de viagem é indispensável. Primeiro, porque tudo pode mudar de um dia para outro, acidentes acontecem, tal como imprevistos. Segundo, o preço de um seguro de viagem não justifica a sua não aquisição, principalmente se viajarmos de forma independente. Se queres fazer um seguro de viagem com 5% desconto clica aquiIati seguros.

 

12 – Existe Wi-Fi em todo o Mundo!

Não. Não existe Wi-fi em todo o Mundo. Assim, viajar sem preparar as tuas comunicações pode sair-te muito caro. Desbloqueia o telemóvel, informa-te sobre roamings e cartões SIM no destino.

 

13 – Não preciso de dinheiro, pago tudo com cartão

O dinheiro físico tem tendência a desaparecer, isso já é um facto. Contudo, enquanto ele ainda existe deves sempre andar com dinheiro. Há imensos locais que ainda não aceitam pagamento com cartão. Isto é valido, por exemplo, nos mercados locais das grandes cidades, como num  local mais rural ou remoto.

 

14 – Tenho lá um amigo. Ele vai fazer de guia.

A pergunta que te deves fazer é: vem um amigo teu à cidade. Vais fazer de guia durante toda a sua estadia? A resposta é provavelmente não, portanto, não podes esperar que o teu amigo faça o mesmo. Eventualmente, num dia ou outro pode mostrar-te alguns sítios, mas deves planear a viagem como se não tivesses ninguém conhecido no destino.

 

15 – Viajar é sempre divertido e corre sempre tudo bem

Este também é um mito que deve ser desvendado. A maior parte das pessoas só fala das coisas boas que aconteceram na sua viagem, levando-nos a crer que nada  nunca corre mal. Não é bem assim. É praticamente impossível uma  viagem não ter qualquer tipo de percalço ou susto. Ou o avião atrasou, ou museu estava obras, ou alojamento não era como nas fotos. Os exemplos são inúmeros. Contudo, eu olhos sempre para parte boa e posso-vos dizer que me lembro com muita mais clareza e um sorriso nos lábios os maus acontecimentos que os bons. Faz parte e só temos de aprender a lidar com eles. Aliás,  no nosso dia a dia também temos azares não é?

 

16 – Viajar é para os jovens!

Para mim, a idade sempre foi apenas um número. E cada vez que viajo com grupos de desconhecidos convenço-me ainda mais. Nos meus grupos já tive pessoas de todas as idades inclusive 70 e poucos anos. A idade está no coração e na mente. Posso dizer que os melhores parceiros de viagem que tive eram bem mais velhos que eu. Tem histórias incríveis para partilhar e dicas sábias. E dizem exactamente o contrário. Ou seja, eles viajam agora porque tem tudo pago e os filhos criados…. é como ter 18 outra vez … mas com a vida toda resolvida.

Não deixes que ditados como “já tens idade para ter juízo” ou “és demasiado velho para isso” te impeçam de fazer aquilo que queres.

Viajar não tem a ver com idades… é um estado de alma. Portanto, se gostas de viajar deves fazê-lo sempre que possas, porque a verdade é que o dinheiro volta, mas o tempo não.

Por fim, aproveita cada oportunidade, quer sejas novo ou mais velho, porque ninguém sabe o dia de amanhã 😉

Seniores a rirem no leito de um rio

This Post Has 10 Comments

  1. BahçE çIt Teli

    If yoou are going for best contents like myself, only pay a
    visit this web page everyday because it gives feature contents, thanks

    Here is my page BahçE çIt Teli

  2. twitter takipçi satın al

    I’ve been surfing online more tnan three hours as of late, yet I never discoered any attention-grabbing article like yours.
    It is beautiful value enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made just right content as
    you did, the net can be a lot more useful than evver
    before.

    Here is my web-site; twitter takipçi satın al

  3. web tasarım izmir

    Terrific post however , Iwas wondering if you could write a litte
    more on this topic? I’d be very grateful iff you could elaborate a little bit further.

    Appreciatee it!

    Also visit my blog … web tasarım izmir

  4. otomatik bahçe kapısı

    Every weekend i used to pay a quick visit this website, for the reawon that i want enjoyment,
    since this this web page conations truly fastidxious funny material too.

    Look into my webpage … otomatik bahçe kapısı

  5. dijital pazarlama firma

    You made some good points there. I checked on the net for
    more information about the issue and found
    most individuals will go along with your views on this site.

    my website …dijital pazarlama firma

  6. mail Temporaire

    My coder is trying to convince me to move to
    .net feom PHP. I have always disliked the
    idea because of the expenses. But he’s tryiong none the
    less. I’ve been using WordPress on a number of
    websites for about a year and am concedned about switching
    to another platform. I have heard excellent things about blogengine.net.

    Is there a way I can import all my wordprerss content into it?

    Any help would be really appreciated!

    Also visit myy web page: mail Temporaire

  7. hametan krem

    Do you have any vide of that? I’d like to find out mkre details.

    Also visit my website :: hametan krem

  8. En iyi medya panel

    you’re in reality a just right webmaster. The site loading spleed is incredible.
    It seems that you are doing any unique trick. Furthermore,
    The contents are masterwork. you’ve done a wonderful task on this matter!

    Feel free to surf to my page En iyi medya panel

Deixe uma resposta